HISTÓRIA E ATUALIDADE DE UM EVENTO ONDE A PRESERVAÇÃO ECOLÓGICA E MUITA ADRENALINA CORREM LIVRES NAS ÁGUAS LIMPAS DO RIO ITAPIRAPUÃ!

O Rally de Bóias de Itapirapuã nasceu em 1993, como opção de lazer para um grupo de amigos, mas também como uma forma de mostrar as riquezas da natureza retratada no leito e margens do Rio Itapirapuã e principalmente, a necessidade de cuidado e preservação permanente daquele meio ambiente. O Rally de Bóias, como alerta ambiental, competição esportiva e lazer, despertou o interesse da população, da região e do Estado de Goiás, e de toda a mídia, ganhou proporções gigantescas e hoje é um grande sucesso, com mais de duas décadas de existência!

sábado, 21 de maio de 2016

UM MATADOURO NO MEIO DO CAMINHO - NO MEIO DO CAMINHO UM MATADOURO

O 24º Rally de Bóias de Itapirapuã cresceu e ganhou proporções gigantescas rompendo de vez as fronteiras do Município. Há quem critique o fato do evento ter se transformado em uma mera balada desvirtuando o seu foco principal que de fato sempre foi à competição dos boieiros pelas águas do rio que deu nome ao Município. No entanto, pelo menos o foco que motivou a sua criação em 1993, a preservação ambiental, o cuidado com a natureza, este tem sido mantido. A balada tem suas nuances positivas também, a despeito da descida dos boieiros colocada em segundo plano.

O RALLY DE BÓIAS DE ITAPIRAPUÃ É UM EVENTO GRANDE!

Milhares de visitantes chegam a Itapirapuã sempre no feriado de Corpus Christi, quando é realizado o Rally de Bóias. Todos os canais de televisão de Goiás já noticiaram o evento com lindas matérias televisivas, inclusive a TV Globo, nos programas Bom Dia Brasil e Globo Esportes. Este é, sem dúvida nenhuma, o evento mais tradicional do Município, um dos maiores do interior goiano.

Pocilga vai continuar atrapalhando por decisão dos vereadores
É PRECISO AMPLIAR O ESPAÇO

O espaço destinado aos eventos artísticos tem sido pequeno a cada edição, é necessário que seja ampliado há anos. Uma das grandes tacadas nas últimas edições foi a transferência dos shows para o espaço entre a antiga quadra de esportes e os escombros do antigo matadouro. Essa decisão foi aplaudida por todos, grandes shows foram realizados, com o público tomando todo o espaço. É preciso que seja ampliado novamente, por questão de conforto e segurança para o público.

DEMOLIÇÃO DO ESCOMBRO DO MATADOURO

Há que se registrar o fato de que aquela tapera, os escombros do antigo matadouro depõe contra o cenário, muito feio e de mau gosto, para quem chega ao Beira-Rio, a esquerda no final da Avenida Alfredo Nasser. A sua demolição com a completa limpeza daquela área tem sido sonho antigo da população há tempos. Faltava decisão administrativa da prefeitura para que isso fosse feito, e o ambiente ali fosse beneficiado com a retirada por completo do que sobrou do antigo matadouro.

Construção antiga está caindo
MATADOURO EM DESUSO HÁ ANOS

É preciso abrir um parágrafo aqui para explicar que o matadouro municipal, ultrapassado e defasado, não atende mais exigências sanitárias e ambientais, foi interditado há cerca de trinta anos. Não se usa mais este tipo de matadouro para o abate de reses, sequer o Município teria condições de reconstruir ou mantê-lo funcionando de acordo com as exigências atuais da legislação. A sua reativação é desnecessária, há anos a carne consumida na cidade vem de frigoríficos, como em todos os municípios atualmente.

VEREADORES TORCEM PELO “QUANTO PIOR MELHOR”

Mas, por incrível que pareça, o inesperado aconteceu: a politicagem mesquinha mais uma vez atrapalhou melhorias para Itapirapuã. Vereadores de oposição, a maioria na câmara votou contra a proposta enviada pela prefeitura para a demolição do velho matadouro, defenderam a permanência daquela estrutura inútil naquele local. São vereadores que apostam no “quanto pior melhor”, não querem avanços, são contra as melhorias para a população. 


Não dá para entender outra motivação para tal que não seja ação politiqueira, atentam contra a inteligência da população, tentam distorcer os fatos, mas não conseguem justificativa plausível para a atitude apequenada que praticaram.

SONHO ADIADO

O assunto provocou debates polêmicos nas redes sociais, os vereadores bastante criticados, mas o sonho de ver aquele local limpo e o espaço ampliado, adiado para o ano que vem, quando certamente os tais vereadores de mente amiudada não estarão mais com assento naquela casa de leis, para o bem de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário